top of page

DPF e EGR OFF (motores diesel)

DPF

O “DPF” -do inglês, “Diesel Particulate Filter”, ou “Filtro de partículas de Diesel”-, é um filtro desenvolvido para remover as partículas de diesel dos gases de escape dos veículos. Quando o filtro chega a aproximadamente 45% de saturação, os diversos sensores do DPF tomam a decisão de acionar a “regeneração ativa”, onde é injetado um aditivo ao filtro é feita a combustão da fuligem acumulada. Também existe a “regeneração passiva” do filtro. Esta geralmente ocorre em trechos mais longos de rodovia, onde os gases de escape estão mais quentes, e fazem por si só a queima da fuligem acumulada no filtro. 

Por quê desligar?

O desligamento do DPF ocorre normalmente por 2 motivos:

  1. para a utilização de escapes diretos em camionetes Diesel (coisa impossível de se fazer sem remover o DPF, uma vez que o veículo entra em ‘modo de proteção').

  2.  No entanto, o principal motivo para se fazer uma remoção do DPF seria a falha do mesmo, onde o veículo se encontra em ‘modo de segurança’, com o filtro ineficiente e a luz de emergência acesa no painel, indicando a troca imediata necessária. Neste caso podemos fazer a reprogramação da central de injeção (ECU), desligando os sensores e todas as funções do sistema de DPF, sem que haja necessidade de troca do componente (extremamente caro) permitindo que o cliente possa “instalar” cano direto sem o filtro – retirando o mesmo. Isso é muito comum em nossos carros a diesel, devido ao combustível de péssima qualidade que temos ou mesmo a falta de manutenção/cuidados com tais tecnologias obrigatórias para as montadoras nos dias atuais. 

lembrando que sempre que mexemos na eletrônica, tudo é totalmente reversível.

 

EGR

A Válvula de “EGR” -do inglês, “Exhaust Gas Recirculation”, ou “Recirculação dos gases de Escape”-, é uma válvula desenvolvida para reduzir a emissão de NOx (óxido nitroso) nos motores, reutilizando uma porção dos gases de exaustão na admissão do motor. 

Infelizmente para os motores a diesel, isso geralmente significa reintroduzir a fuligem de volta no motor. O acúmulo de carbono resultante pode obstruir as válvulas EGR, bem como os resfriadores EGR e as portas de admissão, resultando em uma severa redução de potência e desempenho. O acúmulo de fuligem pode até levar a graves vazamentos de líquido de arrefecimento. Excluir ou desabilitar o EGR bloqueia efetivamente os gases de escape carregados de fuligem. Vamos citar um exemplo, uma montadora Alemã possui pick-up motores 4 e 6 cilindros, umas delas possui inclusive bomba dágua exclusiva para refrigeração da EGR e, ambas motorizações esta válvula causa problemas, nós desativamos tudo eletronicamente, inclusive a bomba dágua. 

Desta forma, reprogramamos a ECU de forma personalizada para desativar o EGR sem a necessidade de remoção física. Desativar o EGR via software pode economizar tempo e “adaptações”, lembrando que sempre que mexemos na eletrônica, tudo é totalmente reversível.

​

EGR.jpg
DPF.jpg
bottom of page