top of page

REMAP de ECU

Primeiro vamos falar da ECU, a central “cérebro” do carro, nela estão contidas todas as rotinas para o carro e, essas rotinas consultam os diversos mapas (que são muitas tabelas que interpolam dados de resposta) fazendo o motor trabalhar de forma uniforme em todas condições pertinentes ao momento (pedal do acelerador, velocidade, peso, temperatura e pressão externa, etc), fazendo com que o veículo trabalhe de maneira eficiente e precisa com base em todos os fatores externos, motorista e informação de sensores do veículo, além de gerenciar todos os outros módulos, como exemplo:  Módulo airbag, modulo conforto, módulo câmbio, modulo porta, banco, etc..

Para se ter uma ideia, vamos falar da comunicação do módulos, como exemplo, o Ford Fusion não deixa o câmbio sair da posição “P” (park) se o “módulo porta” informar que a porta do motorista está aberta e o “módulo banco” informar que o motorista está sem cinto. Mas não é o módulo câmbio que bloqueia, mas a ECU que tem a rotina de analisar tudo o que margeia o veículo.

A reprogramação consiste em extrair o arquivo original do carro, localizar as posições dos mapas de controle específicos e modifica-los com segurança, visando extrair o máximo de torque e potência que o propulsor pode fornecer sem prejudicar a vida útil do mesmo. 
Exemplos de mapas alterados são: Pressão de turbo, torque ótimo, limitador de torque, % de ar admitido, avanço de ignição, fator lâmbda, etc., fazendo com que a central trabalhe da mesma forma que prevista no carro original porem com valores um pouco mais agressivos (e não sempre corrigindo valores falsos como no caso do PiggyBack). A ECU tem vários mapas de rotinas que jamais devem ser modificados pois ditam as regras de comando total do veículo. Para isso usamos ferramentas específicas para leitura e gravação da central (o que na maioria dos casos é feita em bancada e não via OBDII) e softwares de edição binário/hexadecimal, com visualização gráfica 2 e 3D.

A central é composta de milhares tabelas de valores preestabelecidos que interagem com todas as informações de sensores e atuadores. 

lembrando que sempre que mexemos na eletrônica, tudo é totalmente reversível.

Abaixo um exemplo de mapa (tabela) e mapa em 3D do avanço de ignição.

ECU.png
Mapa 3D.jpg
Mapa (tabela).jpg
bottom of page